Seja bem-vindo!

Estefanie Ribeiro

Psicoterapia adultos e adolescentes Palestras e cursos Produção de conteúdo

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Coaching é diferente de Psicoterapia!

  • junho 14, 2017
  • - Por Psicóloga Estefanie Ribeiro

Muitas pessoas acreditam que ambos são equivalentes, mas é preciso atentar para essa diferença. Destaco que esse post não se destina a criar entre ambos os campos um antagonismo, visto que são dois processos que possuem muito valor e nenhum deles é melhor que o outro. Apenas há algumas diferenças que merecem ser apontadas.


🔸 O Coaching é um processo que pode ser exercido por qualquer profissional. O foco está em definir metas e desenvolver habilidades, e o Coaching não deve abordar questões relacionadas à emoção, conflitos e outras situações que precisam ser desenvolvidas junto a um profissional da Psicologia no espaço de uma Psicoterapia.
🔸 No Coaching é o próprio profissional que traça caminhos, aconselha e mentoriza. A Psicoterapia é um processo mais profundo, que também pode trabalhar com metas e objetivos, mas com um foco diferente, na elaboração de questões internas. O alcance de metas não é o objetivo primeiro da Psicoterapia, mas pode vir como uma consequência do processo de conscientização de si mesmo.
🔸 O objetivo do Coaching é ser um processo ágil, o que se contrapõe aos objetivos de uma Psicoterapia, que se propõe a "descascar a cebola" e encontrar caminhos de forma gradual. Na nossa sociedade, que preza pela velocidade, pode parecer mais atrativo escolher o caminho "mais rápido" (e consequentemente "mais barato"), mas nem sempre o caminho mais rápido será o mais eficaz. O Coaching é um processo pragmático, mas ele não é um "tratamento".
🔸 Um bom Coach, quando identifica em um cliente a necessidade de abordar alguma questão emocional importante deve encaminhar o indivíduo a um Psicólogo.
🔸 Também não é recomendado que um Coach que seja também Psicólogo desenvolva com seu cliente os dois tipos de trabalho (coaching e psicoterapia), visto que cada coisa será um processo distinto.
🔸 A Psicoterapia e o Coaching são processos que podem sim ser desenvolvidos como práticas que se complementam, mas que não se equivalem.

Infelizmente existem pessoas que vem entregando sua saúde mental na mão de profissionais que não informam que não estão aptos a exercer esse tipo de trabalho. Fiquemos atentos.

Gostou? Quer mais textos? Comente aqui!

Para agendar um atendimento ou tirar dúvidas, basta entrar em contato através do telefone (24) 99909-2528, via Whatsapp (clique aqui) ou pelo email contato@estefanieribeiro.com

Psicóloga formada pela UFF, mestranda em Psicologia pela UFRRJ atuando com Psicoterapia para adolescentes e adultos em consultório particular pela abordagem gestáltica. CRP: 05/52172 - Contato: (24) 99909-2528 e contato@estefanieribeiro.com. Me acompanhe no Instagram, basta clicar no símbolo abaixo ⬇

0 comentários:

Postar um comentário

@psicologa.estefanieribeiro
(24) 99909-2528
Volta Redonda, RJ

Entre em contato comigo